Editora PUC-Rio      PUC-Rio




consulta avançada
Comunicar 30 anos Brasão da PUC-Rio

Próximos lançamentos


Os sociólogos – Clássicos das Ciências Sociais v. 2 , organização de Sarah Telles e Solange Luçan
Formato: impresso. Coedição: Vozes.
Após a publicação do primeiro volume Os Antropólogos da Coleção Ciências Sociais, é a vez de Os Sociólogos (volume 2), trazendo informações essenciais sobre cerca de 20 dos grandes pensadores da Sociologia. Em todos os volumes a proposta é expor e explicar o pensamento dos maiores cientistas sociais do Ocidente.

Técnicos, intelectuais e políticos na Nova República: um perfil dos dirigentes públicos dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma, de Maria Celina D’Araújo
Formato: impresso.
A academia brasileira vem desenvolvendo reflexões importantes sobre o tema dos dirigentes públicos, ou seja, a alta administração do Poder Executivo. No entanto, esta é uma pesquisa pioneira ao buscar conhecer de forma sistemática as características e perfil desse grupo, propondo discutir se experiência profissional, qualificação técnica ou vínculos políticos são ou não o padrão dominante nessas nomeações.

Escrever sem escrever: a literatura por meios de apropriação, de Leonardo Villa-Forte
Formato: impresso. Coedição: Relicário Edições.
O livro reflete sobre as novas operações de escrita contemporâneas, influenciadas pelo universo digital e em diálogo com as artes plásticas, em que os autores das obras não exatamente escreveram suas próprias obras, mas manipularam, deslocaram, recontextualizaram textos pré-existentes, de outros autores e fontes, a fim de compor uma nova obra textual. Uma das questões principais é a chamada "escrita não-criativa", tematizada em livros como Uncreative writing, de Kenneth Goldsmith, e Gênio não-original, de Marjorie Perloff, ambos norte-americanos.

Análise matricial de estruturas com orientação a objetos, de Luiz Fernando Martha
Formato: impresso. Coedição: Elsevier.
O livro discute a análise de estruturas reticuladas, isto é, de estruturas formadas por barras. Entre elas, incluem-se treliças, pórticos e grelhas. O programa Ftool, abordado na obra, foi criado pelo autor e é amplamente utilizado em cursos de Engenharia Civil e Arquitetura no Brasil e em outros países.

Manifestações do hibridismo contemporâneo no design: fundamentos e aplicações, de Frederico Braida e Vera Lucia Nojima.
Formato: impresso. Coedição: Monnerat Produções.
O livro evidencia que os hibridismos no campo do design se manifestam através da linguagem dos produtos e se revelam por meio das formas, dos significados e das funções.

Trajetórias judaicas: história, cultura e educação, organização de Sonia Kramer e Eliane Pszczol.
Formato: impresso. Coedição: Numa.
Concebido a partir do curso Trajetórias Judaicas no Rio de Janeiro (parceria MAR/PUC-Rio) originalmente voltado para professores e educadores, a proposta do livro é apresentar a história e a produção cultural judaica em diversos contextos, permitindo discutir e repensar as práticas em instituições educacionais e culturais.

Clínica, laboratório e eugenia: uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha, de Pedro Muñoz.
Formato: impresso. Coedição: Fiocruz.
Clínica, laboratório e prevenção eugênica são palavras-chave nesta obra, que observa a importância dada a cada uma delas dependendo do momento histórico ou do ator analisado. Esses três discursos biológicos (clínica, laboratório e eugenia) são estudados na obra por meio das relações culturais entre Brasil e Alemanha na primeira metade do século XX, tomando por base o caso da medicina mental.

Mapeando as dinâmicas das Humanidades no Brasil, organização de Júlio Cesar Valladão Diniz e Karl Erik Schøllhammer
Formato: impresso/e-book.
O livro consolida os resultados da pesquisa “Mapeamento das humanidades no Brasil”. Com textos assinados por pesquisadores de instituições de ensino superior brasileiras e do exterior, oferece ao leitor uma discussão atual sobre ensino e pesquisa nas Ciências Humanas.

Correspondência Mario de Andrade e Alceu Amoroso Lima , de Leandro Garcia Rodrigues
Formato: impresso. Coedição: Edusp.
O livro faz parte da coleção Correspondência de Mário de Andrade publicada pela Edusp. Este projeto traz uma novidade significativa para as edições de correspondência no Brasil: a análise material dos manuscritos no final do texto apurado de cartas, bilhetes, cartões-postais e telegramas. Apresenta, portanto, todos os traços que proporcionam a “visualização” do suporte, de modo a aproximar o leitor fisicamente dos documentos, repartindo com ele o privilégio do pesquisador.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC