Editora PUC-Rio
Comunicar 30 anos Brasão da PUC-Rio

Editora PUC-Rio       PUC-Rio




consulta avançada

Catálogo

Cultura da paz num mundo em conflito

Título: Cultura da paz num mundo em conflito
Organizadores: Dom Joel Portella Amado e Leonardo Agostini Fernandes
Formato: 15,5 x 23cm
Páginas: 252
Coeditora: Letra Capital
A paz é um bem que a humanidade busca alcançar desde os seus primórdios. No entanto, ela nunca foi tão almejada quanto o é agora em um mundo no qual a violência está em contínua ascensão. O livro Cultura da paz num mundo em conflito, organizado por Dom Joel Portella Amado e Pe. Leonardo Agostini Fernandes, traz importantes reflexões como o que é preciso fazer para que surja a promoção de uma Cultura da Paz.

Em seus ensaios, os autores analisam questões como a possibilidade de se restabelecer a paz nos lugares em que ela foi violada, assim como a sua relação com a modernidade – que, de acordo com eles, deveria ajudar na busca para a paz mas que, pelo contrário, só a tem prejudicado.

As questões tratadas nesse livro possuem raízes e interfaces que envolvem não apenas a teologia e a pastoral, mas também outras áreas do saber e da ciência acadêmica. Para os organizadores, a obra, a partir de cada uma de suas reflexões, visa ajudar a desencadear um processo de reversão da violência e a gerar nas pessoas o conhecimento capaz de reorientar as ações em prol da vida.

O Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro e Grão-chanceler da PUC-Rio, Dom Orani Tempesta, na apresentação dessa obra, ressalta que, para ele, “tratar do tema da cultura da paz num mundo em conflito é, antes de tudo, assumir uma postura: ouvido aberto, atento, compassivo, misericordioso diante de tantos e tantos clamores”. O reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ, que assina o prefácio, acredita que “nos últimos anos a experiência internacional tem nos mostrado que as religiões, e de modo particular o catolicismo, são instâncias imprenscindíveis na construção e mediação da paz”.

Os textos aqui reunidos tiveram a participação dos autores: Cardeal Orani João Tempesta O. Cist. (apresentação), Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ (prefácio), Dom Joel Portella Amado e Pe. Leonardo Agostini Fernandes (introdução), Cardeal Peter K. A. Turkson, Pe. João J. Vila-Chã SJ, Luísa Maria Varela Almendra, Maria de Lourdes Corrêa Lima, Pe. Leonardo Agostini Fernandes, Dom Joel Portella Amado, Pe. Luiz Fernando Ribeiro Santana, Pe. Vitor Gino Finelon, Ana Maria Tepedino, Pe. Luís Corrêa Lima SJ, Lina Bof, Maria Teresa de Freitas Cardoso, Danilo Marcondes e Miguel Pereira.

____________________________________


Dom Joel Portella Amado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Doutorado em Teologia pela PUC-Rio. Professor na PUC-Rio nas áreas de antropologia teológica e eclesiologia e, no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (ISTARJ), de disciplinas pastorais.


Pe. Leonardo Agostini Fernandes Sacerdote da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma. É diretor e professor de disciplinas bíblicas do Departamento de Teologia da PUC-Rio e professor de disciplinas bíblicas do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (ISTARJ).





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC